domingo, 20 de maio de 2012

Movimento Enquanto Fator de Socialização

A reflexão sobre corpo, o qual nós não temos um corpo; mas nós somos o nosso próprio corpo dentro de todas as suas dimensões energéticas onde criamos condições favoráveis são necessárias para encontrarmos um sentido mais humano.

Como fonte de prazer do homem, o corpo é uma peça fundamental para desencadear um processo de bem estar que é conferido a esse corpo onde deste ato as pessoas se valem para de certa forma se libertarem, tanto de seus próprios conflitos como de seus preconceitos.

Nossa sociedade é mascarada pela busca de eficiência e não deixa espaço para a deficiência, deste modo o esforço pessoal mostra que é possível alcançar grandes vitórias com a superação dos limites. A partir da compreensão de corpo, perceberemos que a qualidade de vida e sociabilização encontra na atividade física um de seus mais importantes aliados.

A prática de uma modalidade esportiva ou atividade física gera a formação de fortes vínculos afetivos e de amizade entre as pessoas, o simples fato de encontrar os amigos durante uma caminhada na rua ou no parque, na academia , na quadra, no clube entre outros espaços para o exercício físico
melhora o dia-a-dia em diversos aspectos que estão diretamente ligados ou relacionados aos momentos de lazer na vida das pessoas, estes momentos equilibram a vida do individuo como forma de aperfeiçoamento da condição física, emocional e psicológica amenizando os desequilíbrios das ações rotineiras como trabalho, estudo e longas fases de estresse entre outros.

Portanto vem a ser indispensável na vida moderna que o individuo encontre tempo para a atividade física e o seu lazer, não só pela atividade mas também na oportunidade de se relacionar com as pessoas, onde com a pratica esportiva regular pode ajudar no equilíbrio em outras áreas importantes da vida, como o sono, a alimentação, a sexualidade, a afetividade entre outros. É importante estabelecer um encontro para uma caminhada, um passeio de bicicleta, uma aula de ginástica entre outras formas de exercício pois assim haverá um aumento da auto-estima, auto independência, novas
oportunidades de uma agenda social mais ativa, gerando novas amizades, o que permiti ao ser humano se sentir mais saudável, ativo e capaz de atuar, interagir pessoal e socialmente de forma positiva.

O processo de sociabilização entre vários fatores também é determinado pelas oportunidades de movimento e locomoção os quais são fundamentais para um desenvolvimento global, pois é por meio do movimento que o ser humano se relaciona expressando seus sentimentos e sua criatividade e por meio do movimento ele interage com o meio físico, emocional, afetivo e social.

O movimento é parte da cultura humana que proporciona e dissemina formas de atividades que estimulam, aguçam e promovem uma cultura corporal a qual podemos perceber através de jogos, da ginástica, da dança, dos esportes terrestres e aquáticos entre outros que se expressam através da cultura corporal de movimento condicionando a pessoa para a regulação, interação e transformação em relação ao meio em que vive e consigo, contribuindo para a formação ou transformação do sentido de "ser humano".

Contudo podemos refletir sobre a importância do movimento para todos os indivíduos e as possibilidades de inserção, interação e sociabilização. Neste sentido reportamo-nos também a todas as pessoas e crianças com deficiência. No entanto cabe uma analise como o corpo vem sendo construído culturalmente, será que o nosso corpo é o que nos prende? A arte de brincar com o corpo é uma oportunidade criativa de encontro com nos mesmos e com os outros.

Assim cabe uma reflexão acerca do processo de socialização juntamente com os benefícios psicológicos, emocionais, sociais, afetivos e físicos a partir de uma cultura corporal de movimento em prol de uma transformação e mudança de hábitos, atitudes e ações.


Artigo escrito por Alexsandro Damas Francisco (CUFA MG) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário